Casa Da União Estrela da Manhã (UBEM) – Campinas – SP

 

A família é a base, a “célula mater” da sociedade. É uma instituição que, quando equilibrada, favorece o crescimento sadio das crianças, auxilia aos adultos das mais diversas maneiras, contribui para que o ser humano desenvolva suas melhores qualidades. A família é fonte de amor, de solidariedade, de amparo e também de alegria e felicidade. Tudo que puder ser feito para que as famílias sejam fortes e equilibradas, é muito bom e necessário.

A Casa da União Estrela da Manhã desenvolve, em Campinas/SP, um projeto que tem como base a cooperação entre a família participante e a própria UBEM, sendo esta um fator de estímulo à iniciativa e à pró-atividade das pessoas envolvidas.  As famílias retribuem dando uma parcela de contribuição para que o projeto seja sustentável ao longo do tempo e beneficia mais pessoas.

Esse projeto, desenvolvido em alguns bairros de Campinas, dá continuidade a programas anteriores da Casa da União Estrela da Manhã, nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social e inclui novas ações, em caráter experimental,  tais como: orientação financeira, palestras para planejamento e apoio à gestão financeira,  orientação profissional, estágios e treinamentos para a capacitação profissional de jovens e adultos e apoio a micro empreendimentos através de consultorias e de parcerias externas. Essas ações são importantes porque auxiliam as famílias a diminuírem a sua vulnerabilidade social.  Para evitar que as ações sejam meramente “assistencialistas”, a família participante é incentivada a fazer o que for preciso, sendo auxiliada somente naquilo que não for capaz de realizar sozinha.     

O Projeto Pró Família, teve seu início em 2015 e o valor investido é arrecadado através das doações de voluntários e beneficiou 200 pessoas, no período de julho de 2016 a junho de 2017.  

 

RESPONSÁVEIS: Jane Cristina Fagundes Fontes e Nilton Machado

CONTATO: janecff@terra.com.br  – nilton.machado333@gmail.com