AAMAR

Associação Amar e Renascer

A AAMAR, desde 2005, acolhe pessoas que querem se livrar da dependência química.

Os seus bons resultados motivaram o CEBUDV, através da Casa da União, a iniciar, em junho de 2020, um projeto em apoio à essa instituição, que faz um trabalho exemplar em prol da Vida e da Dignidade Humana.

O Projeto UDV-AAMAR conta hoje com 21 voluntários de diferentes regiões, organizados em três frentes de ação:

a) Divulgação e captação de recursos;

b) Gestão administrativa e financeira;

c) Saúde mental e desenvolvimento humano.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

A dependência química – consumo descontrolado e compulsivo de drogas lícitas e/ou ilícitas – é um dos maiores flagelos da nossa sociedade. A dependência química afeta todas as dimensões da vida de uma pessoa: saúde física e mental, Família, casamento, trabalho, sua auto percepção e dignidade humana. É, portanto, uma séria ameaça à própria pessoa e à sua família, às empresas e à toda sociedade.

A dependência química prejudica os relacionamentos familiares, gera custos econômicos e sociais, contribuindo para o aumento da delinquência e da violência doméstica.

DOENÇA PESSOAL E SOCIAL

Reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo, como álcool, maconha, cocaína e outras drogas.

Os entorpecentes geram impactos no funcionamento cerebral, causando alterações na personalidade e no controle de emoções, ofuscando a busca de mecanismos saudáveis de sentir prazer.

O aumento da criminalidade e da violência doméstica está diretamente relacionado ao aumento de usuários de drogas.

A dependência química, em seus vários níveis de gravidade, é uma doença, caracterizada como um tipo de transtorno mental.

O uso excessivo e descontrolado de drogas acaba por alterar a percepção do dependente químico, que passa a não ter consciência da sua situação.

O consumo fortalece o tráfico de drogas e de armas, que mata milhares de pessoas por ano.

Os dependentes químicos muitas vezes se envolvem em assaltos e crimes para sustentar o vício.

O aumento do número de usuários de drogas tem se tornando um problema social cada vez mais grave.

O Brasil ocupa hoje o segundo lugar em consumo de cocaína e derivados. É uma das maiores causas de adoecimento e mortes.

 No portfólio em anexo, há informações a respeito dessa instituição e do Projeto:

CLIQUE AQUI PARA ACESSO AO PORTFÓLIO

VÍDEOS :

M. Tadeo Feijão, Presidente da Diretoria Geral da UDV, fala a respeito da importância do trabalho da AAMAR Associação Amar e Renascer :

M. Mário Lúcio, Presidente da Casa da União falando a respeito da importância do trabalho da AAMAR e de sua expansão para outras cidades: