UMA GOTA D’ÁGUA NUM IMENSO OCEANO

Trazendo a beneficência em seu nome o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), ao se expandir internacionalmente, leva consigo as virtudes do Mestre que o criou. Na vida de Mestre Gabriel são muitos os exemplos que revelam a grandeza de seu coração e se refletem em sua obra, fazendo da Beneficência um Departamento de grande relevância no Centro, que desenvolve suas ações através da Associação Beneficente Casa da União.

Presentes em dez países, além do Brasil, em todos eles, ainda que com reduzido número de associados, a UDV desenvolve iniciativas que embora não sejam numerosas, mostram a qualidade no amor com que são executadas.

Nos Estados Unidos (EUA) o trabalho do Departamento de Beneficência continua a crescer e florescer na medida em que os irmãos estão identificando oportunidades de praticá-la em todos os níveis, incluindo parcerias com a Associação Ecológica New Enchantment e também com o trabalho da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens. Nessa integração, o Núcleo Jardim Florescendo (Flórida) desenvolve um projeto envolvendo jovens da UDV que apoiam a capacitação de crianças através da plataforma do ICivics com jogos educacionais on-line de educação cívica e incentivo a formação de cidadãos ativos.

Em Santa Fé-NM (Núcleo Santa Fé) são desenvolvidas ações em uma horta comunitária. No Colorado (Núcleo San Miguel) está sendo desenvolvido um programa que orienta crianças nos estudos, criando uma relação de confiança e suporte importantes. Algumas outras ações realizadas incluem o atendimento a necessidades dentro da própria irmandade, auxílio com aulas de inglês como segunda língua e aulas de preparação para o teste de cidadania americana; trabalho voluntário em escolas e hortas comunitárias; apoio na assistência a idosos; campanhas de agasalhos e acessórios de inverno e alimentos não perecíveis que são doados a diferentes entidades de cada cidade onde temos Núcleos.

Também na Europa e Oceania esse trabalho acontece igualmente na Espanha (Madrid e Valência), Reino Unido, Holanda, Itália (Milão), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra) e Austrália, mobilizando mais de 300 associados.

Na DAV Holanda está sendo realizado o trabalho de apoio ao Jovem Aprendiz, destinando bolsa de estudo para permitir a formação de um jovem em técnicas de agrofloresta e bioconstrução no Brasil. No Reino Unido são coletados e doados roupas e cobertores e realizados eventos de música para idosos na vila local Forest Row.

Já em Portugal, no Núcleo Luz Boa, a irmandade desenvolve o Projeto Boneca do Bem, com confecção de bonecas como terapia ocupacional que são doadas a populações carentes), além de animação em lares de idosos e distribuição de roupas e alimentos a pessoas carentes (ver: https://udv.org.br/blog/projeto-bonecado-bem-promove-benefi cencia-em-portugal/).

Em alguns desses países, tanto na América do Norte, como na Europa e Oceania a beneficência envolve também o auxílio a pessoas carentes da própria irmandade e a mobilizações em apoio a refugiados no Brasil e também na Europa, com a doações de alimentos (coletados entre a irmandade), além de um trabalho de fortalecimento emocional com mulheres refugiadas, em Valência (ver: https://udv.org.br/blog/udv-apoia-mulheres-refugiadas-na-europa/).

Adriana Gomes, Coordenadora regional da 1a Região da Europa e Oceania, salienta os desafios e oportunidades nesse trabalho: “Apesar da especificidade da nossa Região, vamos encontrando momentos para que essas ações sejam realizadas e tenham uma certa continuidade. Com paciência e auxilio vamos encontrando outras formas de trabalharmos pelo bem, aonde percebemos que uma boa palavra, um apoio e um olhar amigo se transforma em muitos momentos em uma ação que nos beneficia e também aos nossos irmãos. Devagarinho vamos aportando nosso grão, aprendendo a ser mais amigos e irmãos, ampliando dessa forma nossa compreensão.”

Ainda que modesto, pelo número de pessoas atendidas, tal qual uma gota d’água em um imenso oceano, é um trabalho de amor e por isso se faz grande pela presença de Deus, pois como disse o poeta, “o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada”.

Maria do Carmo Venâncio Irigaray
Vice-Presidente da Casa da União no Âmbito Internacional