Projeto Luz do Saber
Fazendo em parceria
A rede Luz do Saber

A CAUSA DA ALFABETIZAÇÃO

O Brasil ainda tem 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Este número corresponde a 6,8% da população. O dado diz respeito ao cenário identificado em 2018 e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazendo parte do suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) (Fonte: Jornal O Globo Digital).

Como se sabe, o Brasil enfrenta o grave problema do analfabetismo funcional, que corresponde a efetiva limitação de leitura e escrita daqueles egressos das escolas formais. O IBGE também contabiliza dados nesse tocante, mostrando que o fenômeno se divide basicamente entre absoluto (4%) e rudimentar (23%), somando 27% da população entre 15 e 64 anos, enquanto que dos 73% dessa população, considerados alfabetizados funcionais, apenas 8% podem ser considerados plenamente alfabetizados ou proficientes. Cerca de 65% dessa população se encontra classificada como alfabetizada funcional em nível elementar e intermediária, sem compreensão total de sua leitura (Indicador de Analfabetismo Funcional – Inaf, 2016).

Considerando que a palavra, falada e escrita, é quem abre portas à continuidade dos estudos e também ao mundo do trabalho, tão essencial ao desenvolvimento humano, à manutenção da família e da sociedade, a diminuição da capacidade em compreender a leitura e desenvolver operações matemáticas simples requer atenção da sociedade. Qual é o cenário do nosso futuro diante dessa estatística?

A CDU é o braço beneficente do CEBUDV. Como uma instituição de abrangência nacional (e internacional) temos notícia da realidade educacional nas localidades do interior do país, nosso principal foco, onde alguns dos nossos irmãos estão sujeitos à essa condição. À nossa ação interna vem se agregando um esforço mais amplo, voltado à um olhar sistêmico da sociedade. Não nos interessa uma sobreposição ao estado, na sua prerrogativa de alfabetização, mas a insuficiência de sua ação, principalmente no interior do país, pede por atitude.

Reconhecendo a relevância desta realidade, bem como a eficiência e eficácia deste software, a União do Vegetal (UDV), através da Casa da União, vem desenvolvendo o Luz do Saber. Um programa que oportuniza a alfabetização e a inclusão digital, que vem sendo utilizado pela beneficência externa e pela beneficência interna no atendimento de “mil e muitas” pessoas, clareando-lhes os caminhos de acesso à leitura e a escrita.

Nosso público alvo, em sua grande maioria, são alunos da educação de jovens e adultos, além de alunos do fundamental I e II, que necessitem de um melhor desempenho na leitura e na escrita.

CATELLI JR., Roberto; SERRAO, Luis Felipe Soares; RIBEIRO, Solange Novis. Construção de avaliação de alfabetismo no mundo do trabalho: a experiência do polo petroquímico de Camaçari. Em: MASAGÃO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D’Império; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (Org). Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2015.

RIBEIRO, Vera Masagão Ribeiro; LIMA, Ana Lúcia D’Império; CURY, Fernanda Cristina; SERRAO, Luis Felipe Soares; CATELLI JR., Roberto. Inaf 10 anos: panorama de resultados. Em: MASAGÃO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D’Império; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (Org). Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2015.

0
Estados do Brasil já possuem laboratórios do Luz do Saber
0
Inicia o projeto Luz das Letras, atualmente Luz do Saber
0
Pessoas no território brasileiro já foram alfabetizadas pelo programa

REQUISITOS TÉCNICOS

  • Sistemas operacionais: Windows 7 (outros podem funcionar mas não foram testados)
  • Navegadores: Firefox 3.0 ou superior (download), Safari (download), Opera(download), Internet Explorer 7 ou superior(download)
  • Flash Player: Versão 10.1.82 (download)
  • Memória RAM: 256 mb
  • Processador: 1.0 Ghz
CRÉDITOS

Reunir jovens e adultos excluídos do mundo letrado, num espaço de alfabetização, vai muito mais além do que juntar sílabas e palavras. Quando o olhar se dirige a realidade das pessoas, ao local em que elas vivem e como vivem, pode transformar vidas, melhorar a autoestima, ampliar os horizontes e desenvolver a cidadania.

Irene M. Duarte
Responsável Pelo Projeto Luz Do Saber

“O Projeto Luz do Saber mostrou pra mim que nunca é tarde pra aprender, os exemplos daquelas senhoras e senhores que não sabiam ler, escrever, e mesmo com o cansaço da idade avançada, da lida diária do trabalho de seus sustentos, acharam força pra participarem do Projeto, dar contribuição pra ensinarem pra mim, educador, o valor da perseverança, da transformação do olhar e da busca da memória, mostraram que já sabiam ler, não a leitura das letras, mas a leitura da vida, que já sabiam construir casas, fazer artesanato, cuidar de seus filhos, organizar a festa da igreja, fazer bolos e biscoitos e agora, ler e escrever”

Rodrigo Garcia
Educador do Projeto Luz Do Saber

SÓ O AMOR CONSTRÓI

O amor é capaz de mudar nossas vidas e tudo que está ao nosso redor.
A Associação Beneficente Casa da União acredita no poder do amor, do amor a nós mesmos e ao próximo.
Venha fazer parte dessa Casa de União,
de Amor, de bem e de fraternidade.

QUERO SER UM VOLUNTÁRIO
QUERO FAZER DOAÇÕES