Através da Casa da União Matriz, o trabalho social de prevenção aos problemas causados pelo álcool e outras drogas segue em evolução
O Programa Viva Bem iniciou suas atividades em Teresina-PI no ano de 2004, então integrante da Unidade Beneficente Coração de Maria (11ª Região). A partir de 2008 teve continuidade através da criação da Associação Beneficente Casa da União Viva Bem.
As ações do Programa são direcionadas para a prevenção dos problemas causados pelo álcool e outras drogas, através de formação de agentes multiplicadores de informação, consultoria para instituições públicas e privadas, políticas públicas e compromisso com responsabilidade social.
Priorizamos este tema porque o consumo do álcool está entre as três maiores causas de adoecimento e morte em muitos países, incluindo o Brasil, e é a maior causa entre pessoas de 15 a 35 anos. É reconhecidamente uma porta de acesso a diversos outros malefícios. Está diretamente relacionado a 64 doenças, acidentes de trânsito, está fortemente ligada a fenômeno de violências nas suas diversas formas e problemas de natureza legal, familiar, trabalhista e impacto econômico.
Ao longo deste tempo, o Programa Viva Bem realizou: mais de 600 palestras; recebeu do SENAD o diploma mérito pela valorização da vida (pela importante contribuição ao fortalecimento da política nacional sobre drogas); teve contribuição na implementação da lei seca (que proíbe pessoas que usam bebidas alcoólicas de dirigir automóveis, resultando em milhares de vidas salvas após sua implementação); propôs projetos de leis municipais e estaduais já aprovadas (como a que determina o dia de alerta ao uso excessivo do álcool e vincula esta data ao calendário oficial); participou da comissão especial sobre bebidas alcoólicas na Câmara dos Deputados em Brasília, entregando o documento controle social do álcool; criou o Selo Viva Bem sem Álcool, de Responsabilidade Social.
Agora em 2023, inteirando 20 anos de bons serviços prestados, se fortalece com o apoio da Casa da União Matriz, através da Vice-Presidência de Projetos e Captação de Recursos, se expandindo para outras Regiões do país. Recebemos em agosto a inscrição de mais de 130 multiplicadores de informação, que replicarão as palestras em seus municípios através das monitorias locais da Beneficência, com a supervisão e acompanhamento de Responsáveis Regionais, indicados pelas Casas da União locais (Associadas).
Assim, o Viva Bem tem seu crescimento, seguindo aberto a receber mais Irmãos que se sensibilizam com a causa, que querem conhecer mais e viver essa Beneficência. O link para integrar nosso grupo de whatsapp segue abaixo. Acreditamos que, através deste trabalho, podemos dar nossa contribuição para a construção de um mundo mais fraterno, com mais saúde e paz.
Leave A Comment