O Programa +eSTUDO
Expandindo horizontes do trabalho Educacional Beneficente do Centro
O +eSTUDO nasceu da escuta da Coordenação Nacional do Programa com educadores e especialistas, sobre a experiência em educação realizada pela CDU desde 2003, com os softwares de suporte à alfabetização Luz das Letras (LDL) e Luz do Saber (LDS). O primeiro, cedido pela Companhia Paranaense de Energia; e o segundo, desenvolvido em parceria com o Projeto Casa Brasil (Governo Federal), Universidade de Brasília, Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE) e Casa da União. Dessa escuta, foram convidados inicialmente 14 consultores da área de educação e tecnologia, que desde então respondem, juntamente com a coordenação nacional do +eSTUDO, pela avaliação, elaboração, planejamento e execução da ação educacional em curso. O cuidadoso processo examinou a história, funcionamento e resultados do LDS por mais de uma década pela beneficência do Centro e outras ações educacionais que também aconteceram, para o desenho do programa beneficente de educação complementar da CDU. O Programa +eSTUDO comporta dois projetos essenciais – Estudo da Palavra e Estudo dos Números. Esses projetos reúnem um conjunto de ações, recursos (metodológicos e tecnológicos), que incluem o software LDS, visto agora como um recurso educacional.
No âmbito estrutural, a história avaliada mostrou que a maior parte dos projetos exitosos resultou de parcerias com escolas e ONGs, onde há professores formados e processos de ensino e aprendizagem estruturados, seguindo o estado da arte da pedagogia. O Luz do Saber, nesses casos, foi utilizado como ferramenta complementar. O exame dos consultores identificou uma crescente percepção de que o software, como qualquer outra tecnologia, tem a função de contribuir no trabalho do professor devidamente qualificado, dentro de processos educativos estruturados. Nesse sentido o LDS é um componente importante, mas é necessário ir além dele. Ir além significa buscar mais recursos pedagógicos, ampliar a oferta de formações e aprofundar a fundamentação do trabalho, no sentido de construir uma base metodológica de referência e suporte para as CDUs filiais.
O exame do trabalho iniciado com os dois softwares (LDL e LDS) mostrou que há possibilidade de melhorar a qualidade da aprendizagem das pessoas com recursos novos: alguns tecnológicos, outros metodológicos. Alguns atuais, outros antigos. Cabe, portanto, um contínuo estudo e curadoria da equipe de consultores da CDU, para trazer ao Programa +eSTUDO os recursos que possam enriquecer a educação de crianças, jovens e adultos. No momento atual a equipe desenhou o Programa beneficente de educação complementar aqui citado. Ele define competências, lugares, diretrizes e objetivos, e tem como base os princípios e valores do criador da UDV, M. José Gabriel da Costa, fonte de orientação e referência, com os devidos respaldos do mundo acadêmico.
A Consolidação das Leis do Centro (2017) define que o objetivo da UDV é trabalhar pela evolução do ser humano, no sentido do desenvolvimento de suas virtudes morais, intelectuais e espirituais, sem distinção de cor, ideologia política, credo religioso ou nacionalidade. Deste modo, no âmbito do Programa +eSTUDO, a educação é entendida como base para a autonomia econômica e intelectual dos estudantes, tanto quanto para o desenvolvimento dessas virtudes.
- Propósito e Princípios Institucionais
O Programa +eSTUDO busca contribuir para a redução das taxas de analfabetismo (efetivo e funcional), por meio da alfabetização e letramento, e ampliar o domínio da matemática no cotidiano dos estudantes, em projetos educacionais apoiados pelas Casas da União. Em especial onde a oferta de serviços educacionais de Educação Básica necessitar de apoio e complemento, para fazer frente à defasagem de aprendizado, hoje agravada pela pandemia de COVID-19.
No âmbito do Centro, esta ação localiza-se no Departamento de Beneficência, sob a responsabilidade da Casa da União. A CDU é o braço beneficente da União do Vegetal e congrega a boa vontade de seus sócios, em regime voluntário, no sentido do atender aqueles que necessitam de acolhimento, apoio e recursos de subsistência. A alfabetização, e a Educação de modo geral, é vista como uma chave para a autonomia da pessoa poder suprir suas próprias necessidades.
A condição que persiste no país requer ações emergenciais para o acesso à educação de qualidade, que começa, na CDU, pela irmandade do Centro, seguida de seus familiares, comunidades do entorno e parcerias com instituições de ensino formal.
A ação educacional beneficente pela CDU é suplementar, e visa contribuir no que ficou em defasagem no aprendizado dos estudantes. A ação está amparada na legislação brasileira na condição de “curso livre” (Constituição Federal, artigos 206, 207 e 209; Lei 9.394/96, artigo 12 inciso V). A Lei prevê que o suporte educacional pode ser oferecido por iniciativa própria ou através de parcerias.
- Princípios e Metodologia Pedagógica
O Programa aplicará tecnologias, metodologias e abordagens pedagógicas presentes no âmbito acadêmico da Educação que estejam em coerência com os princípios do Centro, para que dessa forma, tragam-se contribuições ao trabalho educativo. Estamos alinhados com as abordagens que buscam desenvolver a autonomia intelectual dos estudantes, numa relação professor/estudante que respeite o lugar de ambos. Entendemos que o processo de ensino-aprendizagem é de mão dupla, tendo o professor o lugar de conduzir o trabalho e o estudante no lugar de examinar para aprender e se desenvolver, de acordo com o grau de maturidade pertinente à fase de seu desenvolvimento.
No programa de educação complementar da CDU, a família tem papel ativo e participante, de incentivo, apoio e colaboração. É ela quem acompanha e, sempre que possível, fornece as condições necessárias pertinentes aos estudos, em especial no caso de crianças. Nesse sentido, neste programa, o atendimento às famílias também será contemplado com formações e palestras que visam dar suporte a esse apoio familiar importante no que diz respeito ao processo de ensino. A parceria entre educador e família é central para o desenvolvimento do estudante, que deve ser atendido de acordo com suas potencialidades e necessidades, respeitando o tempo e perfil cognitivo, de modo a ser acolhido de forma integral.
Outro aspecto importante nesse trabalho é a constante avaliação do processo ensino-aprendizagem e a autoavaliação do próprio programa, utilizando recursos e ferramentas que contribuam para a expansão de sua ação educacional.