CASA DA UNIÃO DE SANTA CATARINA COMEMORA 17 ANOS DE FUNDAÇÃO

Com 629 sócios e abrangendo cinco Núcleos e uma Distribuição Autorizada de Vegetal em Santa Catarina, a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, comemora neste domingo, dia 19, 17 anos de fundação. “É uma honra estar presidindo esta entidade neste momento e poder perceber quantas pessoas na União do Vegetal vem se dedicando e trabalhando para que este movimento cresça e se fortaleça”, diz Andréa Quaresma, presidente da entidade.

Na busca de fazer o bem, sem olhar a quem, a Casa da União Estrela da Manhã tem em sua história um número crescente de ações, tanto internas como externas, feita pelas mãos de centenas de voluntários. Muitas delas por meio de parcerias com entidades governamentais e não governamentais. Há seis anos, por exemplo, é realizado o Dia da Beneficência, em 12 de outubro – Dia das Crianças, no município de Urubici. A ação, que busca um dia de lazer, com distribuição de lanches, apresentações artísticas e brinquedos aos participantes, é feita em parceria com o Sesc, Prefeitura, sociedade civil, cooperativa de crédito entre outras e, só em 2019, beneficiou cerca de duas mil pessoas. “É um momento de muita alegria, tanto pela felicidade das crianças que participam, como pelo carinho que vejo nos voluntários”, comenta Andréa.

O foco atual da entidade é na expansão do projeto Luz do Saber, já implantado com sucesso em algumas regiões do Estado. Assim como, no fortalecimento da instituição e transparência nas ações. “O nosso crescimento e fortalecimento possibilitará atender um número crescente de pessoas no espírito da solidariedade humana e do símbolo da União – Luz, Paz e Amor”, acrescenta a Presidente.

“O nosso crescimento e fortalecimento possibilitará atender um número crescente de pessoas no espírito da solidariedade humana e do símbolo da União – Luz, Paz e Amor”

Entre as iniciativas que fazem parte da rotina da entidade, que busca fazer suas ações em parceria com outros departamentos da UDV, são o acolhimento a imigrantes venezuelanos, a famílias de comunidades carentes, assim como visita a asilos. Esta última costuma contar com o apoio expressivo de jovens que interagem com os idosos, fazem apresentações musicais e trocam experiências.

No frio rigoroso do inverno do Sul do Brasil, há distribuição de cobertores e roupas de inverno. E, durante o ano, há um bazar com venda de roupas boas a baixo custo, assim como distribuição de peças gratuitas. No atendimento interno, são feitas consultas na área da saúde, consultoria jurídica, distribuição de cestas básicas, feira de alimentos orgânicos para estímulo a hábitos alimentares saudáveis, auxilio em educação contribuindo na formação de jovens, moradia, assim como a promoção de palestras educativas, cursos e capacitações.

A Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã surgiu no Núcleo Estrela D’Alva, que abrangia a região da Grande Florianópolis, da necessidade de regulamentar as atividades da beneficência que já estavam sendo feitas. Em 2009, agregou ainda os sócios do recém fundado Pré-Núcleo Luz Abençoada. Sendo que, em 2017, por solicitação da Representação Geral de haver apenas uma Casa da União com CNPJ próprio por estado, a Casa da União Estrela da Manhã, agregou ainda sócios dos Núcleos Arco Íris, em Joaçaba; Aliança, em Içara; Jardim das Cordilheiras, em São Joaquim, e da Distribuição Autorizada de Vegetal de Imaruí; abrangendo assim todas as regiões de Santa Catarina.

Presidiram a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã:

2003/2006

Presidente: Izabel Cristina D’Avila Moura]

Vice-presidente: Paulo Afonso Amato Condé

2006/2007

Presidente: Cláudia Moisés Gonzaga

Vice-presidente: Adriana Ferreira Freitas

2007/2009

Presidente: Adriana Ferreira Freitas

Vice-presidente: Júlio Cesar Souza Castro

2009/2012

Presidente: Adriana Ferreira Freitas

Vice-presidente: Júlio Cesar Souza Castro

2012/2015

Presidente: Iria Sterz

Vice-presidente: Katharine Sampaio Dias e José Eduardo Trajano Faria

2015/2018

Presidente: Iria Sterz

Vice-presidente: José Eduardo Trajano Faria

2018/2021

Presidente:  Andréa Luciana de Abreu Quaresma

Vice-presidentes:

Núcleo Estrela D’Alva: Simone Spina

Núcleo Luz Abençoada: Cristina Zeca Baldissera Trajano Faria

Núcleo Aliança: Marlene Kantoviski

Núcleo Arco Íris: Rosilda Cavalli da Silva

Núcleo Jardim das Cordilheiras: Sandra Margareth Walter

DAV Imaruí: Marlúcia Mesquita

Texto: Adriana Ferreira Freitas – CDC DAV de Imaruí – SC

Fotos: Arquivo Casa da União Estrela da Manhã