Os 91 anos do Sr. Yolando Barboza Castro

Pelo 9 de abril de 2020, a Associação Beneficente Casa da União homenageia o seu primeiro presidente, Sr. Yolando Barboza Castro, que está inteirando 91 anos de idade.

Yolando nasceu em 1929 na cidade de Condeúba, na Bahia. Formou-se em Pedagogia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, Escola Normal Euclides Dantas em Vitória da Conquista. Chegou a Brasília em 1967. Viveu também nos Estados Unidos, onde fez um curso de extensão na cidade de Nova Iorque.

Exerceu a profissão de professor de inglês durante 32 anos, primeiro na Bahia e depois no Distrito Federal, até aposentar-se. Trabalhou durante alguns anos na área educativa do DETRAN/DF e criou o curso de inglês Yata English Course.

Com sua primeira esposa, Laura, teve cinco filhas: Yolanda, Luciane, Heloísa, Eliana e Patrícia. E com a segunda esposa Suely teve mais um filho, Samuel. Entre os seus netos estão os irmãos Tiago, Pedro e Saulo Da Rós. Tem diversos bisnetos.

Sua sessão de adventícios na UDV aconteceu em 14 de julho de 1979. Com três meses de participação, chegou ao Corpo Instrutivo. E esteve sócio durante alguns períodos durante um total de cerca de dez anos.

O Sr. Yolando costuma perguntar às pessoas recém-conhecidas se elas são hoasqueiras. Conheceu os Mestres antigos, teve uma boa ligação de amizade com Mestre Monteiro e afirmou ter encontrado, na União do Vegetal, uma religião verdadeira de Salomão.

Em 10 de fevereiro de 1982, foi eleito presidente da primeira diretoria da Casa da União, que tinha inicialmente o nome Obras Sociais do então Núcleo Estrela do Norte. O início da Casa da União aconteceu alguns meses antes da chegada da Sede Geral a Brasília, em novembro do mesmo ano.

Em entrevista, afirmou que sua visão e objetivo no início da Casa da União eram ‘receber e tomar conta de menores abandonados’. Na época, procurou obter recursos da maçonaria para a Casa da União e baseou-se no Estatuto da Maçonaria durante a elaboração do primeiro Estatuto da Casa da União.

Um maçom renomado (Grau 33), Yolando recebeu em abril de 2014 a Comenda da Ordem do Mérito de D. Pedro I pela Loja Libertadores das Américas no Templo do GODF, pelos 64 anos de atividades maçônicas. Dedica-se à divulgação do Monismo pela Fraternidade Monista Universal e vive hoje próximo a Sobradinho no Distrito Federal.

A Casa da União felicita o seu primeiro presidente pela sua caminhada de vida e todas as suas realizações, desejando-lhe saúde e alegrias, junto com seus familiares e amigos.

Histórico dos Presidentes da Casa da União – DF