Em 2019, motivados pelo sentimento de “fazer o bem sem olhar a quem”, Coordenadores Regionais e Monitores do Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal se reuniram no 2º Encontro da Associação Beneficente Casa da União. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de abril, no Núcleo Rei Hoasqueiro, em Brasília-DF.

Além de promover a conscientização da importância da beneficência e sua relação com a espiritualidade, houve o alinhamento e o planejamento das atividades realizadas pela associação.

O Encontro da Beneficência reforçou importância do trabalho conjunto entre as Casas da União. Durante o evento, foram compartilhados projetos e experiências exitosas no qual todas as regiões tiveram a oportunidade de apresentar as ações realizadas nas monitorias e Casas da União da região. Estiveram presentes no encontro 17 das 19 coordenações regionais da Beneficência do Brasil e do exterior, que destacaram as ações que estão em evidência em cada Casa da União e monitoria local. Essa partilha de experiências vem sendo um incentivo para as Regiões aprimorarem projetos de ação contínua, ao invés de apenas ações pontuais.

“A beneficência engrandece o Centro e nos engrandece também. Sempre que fazemos o bem, algo se ilumina em nós”

Essas palavras do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, deram início ao encontro, que teve por objetivo fortalecer o trabalho de beneficência iniciado pelo Mestre Gabriel, que vêm se expandindo pelo Brasil e pelo mundo.  Quando o Mestre criou este Centro, o nome poderia ser apenas Centro Espírita e já seria uma grande causa. Mas ele teve a nobre decisão de colocar ‘Beneficente’ nesta obra.

Paulo Afonso Amato Condé | Atual  Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal

Presente no evento, Mestre Edison Saraiva, integrante do Conselho de Administração Geral da UDV, falou, durante o encontro, que a linha do tempo da beneficência inicia-se no coração do menino José Gabriel da Costa. No sertão, ele alegrava as noites com cantorias e a espiritualidade se apresentava nele ainda pequeno. Desde então, examinando a vida do Mestre Gabriel, pode-se ver uma fiel dedicação à beneficência. Saraiva lembrou ainda que a Mestre Pequenina sempre tinha algo a repartir. “Era bonito porque era pouco, mas todos que chegavam, recebiam”.

Segundo o presidente da Diretoria Geral, Tadeo Feijão, a organização é o diferencial no progresso da Casa da União. Graças a essa qualidade, a Casa da União vem crescendo com consistência e eficiência. No momento atual, onze países integram a Associação, somando 227 monitorias e mais de 7.000 associados. O equivalente a 35% da irmandade da UDV.

O TRABALHO CONTINUA…

Os participantes do encontro falaram das diretrizes do atual triênio, dentre as quais estão: as ações debeneficência na UDV; a continuidade de iniciativas sociais, como a campanha de doação de sangue; a estruturação da Rede Solidária e o projeto Luz do Saber, que terá um novo software em julho. Uma nova diretriz, lançada durante o encontro, foi utilizar o Luz do Saber no âmbito da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e interpretação, através de atividades lúdicas para os fi lhos dos sócios. As crianças terão acesso a essa ferramenta de ensino e serão acompanhadas por jovens do Centro, que passarão por um treinamento prévio.