Casa da União Estrela da Manhã (UBEM) – Campinas – SP

Quando um adolescente se interessa por algum esporte ou atividade física regular e bem orientada, passa a ter maiores chances de se tornar uma pessoa saudável, evitando uma alimentação desregrada, drogas, fumo e álcool. Os esportes também melhoram as atividades mentais, contribuindo para uma maior atenção aos estudos e maior rendimento nas salas de aula. A prática de atividades em equipe também melhora as relações interpessoais e consequentemente fortalece laços de amizade, preparando melhor para outras atividades na vida. Muitos adolescentes começam timidamente a praticar esporte e chegam a ser campeões nas modalidades escolhidas, demonstrando o valor da disciplina, da dedicação e desenvolvendo outras qualidades tão importantes para a própria realização pessoal.

O projeto Taekwond, criado pela Casa da União Estrela da Manhã (UBEM), em Campinas/SP, tem como objetivo resgatar adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além da identificação de jovens com potencial para serem campeões na modalidade olímpica de Taekwondo.  O Projeto acontece na Instituição Resgatando Valores, com 6 horas semanais de aulas, para crianças e adolescentes moradores na periferia de Campinas e tem apresentado excelentes resultados, com relatos de resgate de adolescentes do tráfico e da prostituição feminina, além da identificação de jovens com potencial para serem campeões nessa modalidade olímpica.

A UBEM mobiliza empresas e pessoas com o objetivo de obter os recursos financeiros necessários para a manutenção e ampliação desse Projeto que atende de 30 a 40 adolescentes por ano. Isso se dá através de um aporte mensal, com valor e prazo de contribuição definidos.

 

RESPONSÁVEL: Déborah de Carvalho Gimenes

CONTATO: dcgimenes@uol.com.br