Casa da União Coração de Maria – Fortaleza – CE

A música, com uma abordagem profissional, pode ser um instrumento terapêutico poderoso  pois favorece a atenção, concentração, relaxamento, serenidade e o equilíbrio, podendo servir de suporte na formação de crianças, na cura de doentes e na reabilitação de dependentes químicos. Traz memórias afetivas, expande a criatividade e socializa. Pensando em aproveitar tantos benefícios, um grupo de voluntários, amantes da música, criou o  “Som da Esperança”, um projeto iniciado em junho de 2016 que vem sendo realizado na Fazenda de Recuperação Monte Sião, em  Guanacés, distrito do município de Cascavel, no Ceará. Lá são ministradas aulas de violão e flauta, pelo maestro Davi Silvino, para aqueles que estão em processo de recuperação do uso de entorpecentes químicos. Nesta parceria, com a Fazenda, é disponibilizado um salão com lousa e instrumentos musicais onde o professor ministra, por 2 horas, uma vez por semana, aulas de música, com didática para o aprendizado das notas musicais e leitura de partituras. O público atendido tem uma certa rotatividade porque depende do tempo em que os dependentes ficam internados, mas, é assegurado, a todos os que se interessam, receber noções básicas e intermediárias sobre a teoria musical. A cada 6 meses são feitas apresentações onde os atendidos pelo Projeto Som da Esperança demonstram o progresso conquistado na prática da música. Bom lembrar que a música pode também  ser uma interessante possibilidade para a inserção no mercado de trabalho, com o exercício da profissão de músico ou mesmo de professor.

A implantação do Projeto que tem caráter contínuo e já atende 70 alunos, teve os custos de gasolina para o transporte do professor, doados pela Fazenda e todos os outros materiais necessários para essa realização foram também doados.

Os voluntários colocam-se à disposição para a realização de um curso onde outros voluntários, tornem-se  instrutores e difusores do projeto Som da Esperança, levando benefícios a outros necessitados e esperança de recuperação e alegria a tantas famílias.

 

RESPONSÁVEL: Assis Arruda

CONTATO:  assisarruda53@gmail.com