Casa da União Porto Das Flores

A associação Beneficente Casa da União Porto Das Flores, fundada em 28 de março de 2010, se situa no Rio Grande do Sul. Objetiva atuar, prioritariamente, junto a comunidades populares, próximas aos Núcleos sediados em Porto Alegre, Santa Maria, Antônio Prado e Pelotas, contribuindo com a superação de situações de vulnerabilidade e o desenvolvimento da autonomia.
A Casa da União Porto Das Flores conta hoje com 127 associados e cerca de 70 voluntários. Em 2018 foram realizados aproximadamente 1.980 atendimentos ao longo do ano. A ação predominante vem sendo a doação de roupas, alimentos e os brechós junto às comunidades; no entanto a Casa da União vem cativando profissionais voluntários das áreas de educação e saúde, desenvolvendo uma diversidade de ações terapêuticas e pedagógicas, conforme a demanda apresentada no território.
Atualmente, as frentes de ação da Casa da União Porto das Flores são as de doações, a realização do Dia da Beneficência com oferta de oficinas culturais e educativas para a comunidade e o Projeto Luz do Saber, que promove a alfabetização e a inclusão digital para adultos. O trabalho desenvolvido pela Casa da União conta com parcerias governamentais e não governamentais fundamentais para o processo de atendimento a população. O Projeto Luz do Saber, por exemplo, vem sendo desenvolvido em convênio com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga, que sedia aulas em laboratório de informática, atendendo hoje 14 alunas. A previsão é que a formatura do grupo venha acontecer em Julho de 2019. Este mesmo projeto já foi apresentado a Prefeitura de Itaara, para analisar conjuntamente a possibilidade de implantação, naquela cidade.
Em 05.01.19, foi realizada reunião de planejamento da Casa da União Porto das Flores e reafirmada a importância do trabalho social no território, com parcerias e a prioridade no Projeto Luz do Saber.
Alberto Bracagioli Neto- Presidente
Sara Oliveira Cardoso – Secretária