Projeto Luz do Saber
A causa da alfabetização
A rede Luz do Saber

FAZENDO EM PARCERIA

Não fazemos este trabalho sozinhos. Contamos com a parceria de instituições Públicas, Privadas e do Terceiro Setor, também comprometidas em dar sua parcela de contribuição na redução dos índices de analfabetismo absoluto e funcional. Dentre estes parceiros estão as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, ONGs, Tribunal de Justiça, Ministério do Trabalho e Fóruns Municipais. Buscamos sempre estar próximos do MEC, em diferentes gestões, que por vezes se manifestou positivamente sobre o projeto.

Alguns modelos de implantação de projetos locais são possíveis:

Parceiro local interno (PLI) articulado com governo local (GL)

Nesse caso o PLI realiza uma articulação com o GL e, com apoio da CDU, faz o desenho, contratação e implantação do projeto. O PLI trabalha como um intermediário entre a CDU e o GL oferecendo os recursos do programa (documentos, conhecimento, suporte, etc.) para a boa implantação do projeto, montando, quando possível, uma base operacional local de coordenação executiva, replicando a estrutura da CDU. Nesse caso, a metodologia e coordenação pedagógica do processo de alfabetização é de inteira responsabilidade do GL através de suas organizações competentes. Cabe ao PLI e a CDU o apoio no uso do software.

Parceiros local interno implanta projeto sozinho

O PLI, por condições contextuais, opta por montar salas sozinho e gerenciar todo o processo, desde a infraestrutura (sala e computadores) até recursos Humanos (os professores). A CDU mantém-se na oferta do apoio, suporte e supervisão citados acima. Nesse caso, a metodologia pedagógica fica toda sob a responsabilidade da CDU, aplicada pelo PLI, assim como a certificação dos alunos após o curso.

Parceiro local articulado com organizações de educação (escolas e ONGs)

O PLI promove o LDS junto a escolas e ONGs sócio educativas (proteção social básica, segundo a definição do Sistema Único de Assistência Social). A organização parceira tipicamente já tem atividades de alfabetização e usa o software como apoio. O PLI trabalha como um intermediário entre a CDU e o parceiro local externo, oferecendo os recursos do programa (documentos, conhecimento, suporte, etc.) para a boa implantação do projeto, montando, quando possível, uma base operacional local de coordenação executiva, replicando a estrutura da CDU. Nesse caso, como no caso das parcerias com o GL, a metodologia pedagógica de alfabetização é de inteira responsabilidade do parceiro externo.

O modelo financeiro varia segundo o modelo de implantação local:

Parceiro local interno (PLI) articulado com governo local (GL)

O PLI financia a equipe local de coordenação ou realiza o trabalho com voluntários. O GL arca com os as despesas dos cursos (salas, equipamentos e professores).

Parceiros local interno implanta projeto sozinha

O PLI arca com os custos de gestão, infraestrutura e professores. O modo de captação de recurso é tipicamente via patrocínio.

Parceiro local articulado com organizações de educação (escolas e ONGs)

Assim como no modelo com o GL, o PLI financia a equipe local de coordenação ou realiza o trabalho com voluntários. A organização de educação local arca com as despesas dos cursos (salas, equipamentos e professores), dentro da sua metodologia, usando o software como apoio.

0
Estados do Brasil já possuem laboratórios do Luz do Saber
0
Inicia o projeto Luz das Letras, atualmente Luz do Saber
0
Pessoas no território brasileiro já foram alfabetizadas pelo programa

REQUISITOS TÉCNICOS

  • Sistemas operacionais: Windows 7 (outros podem funcionar mas não foram testados)
  • Navegadores: Firefox 3.0 ou superior (download), Safari (download), Opera(download), Internet Explorer 7 ou superior(download)
  • Flash Player: Versão 10.1.82 (download)
  • Memória RAM: 256 mb
  • Processador: 1.0 Ghz
CRÉDITOS

Reunir jovens e adultos excluídos do mundo letrado, num espaço de alfabetização, vai muito mais além do que juntar sílabas e palavras. Quando o olhar se dirige a realidade das pessoas, ao local em que elas vivem e como vivem, pode transformar vidas, melhorar a autoestima, ampliar os horizontes e desenvolver a cidadania.

Irene M. Duarte
Responsável Pelo Projeto Luz Do Saber

“O Projeto Luz do Saber mostrou pra mim que nunca é tarde pra aprender, os exemplos daquelas senhoras e senhores que não sabiam ler, escrever, e mesmo com o cansaço da idade avançada, da lida diária do trabalho de seus sustentos, acharam força pra participarem do Projeto, dar contribuição pra ensinarem pra mim, educador, o valor da perseverança, da transformação do olhar e da busca da memória, mostraram que já sabiam ler, não a leitura das letras, mas a leitura da vida, que já sabiam construir casas, fazer artesanato, cuidar de seus filhos, organizar a festa da igreja, fazer bolos e biscoitos e agora, ler e escrever”

Rodrigo Garcia
Educador do Projeto Luz Do Saber

SÓ O AMOR CONSTRÓI

O amor é capaz de mudar nossas vidas e tudo que está ao nosso redor.
A Associação Beneficente Casa da União acredita no poder do amor, do amor a nós mesmos e ao próximo.
Venha fazer parte dessa Casa de União,
de Amor, de bem e de fraternidade.

QUERO SER UM VOLUNTÁRIO
QUERO FAZER DOAÇÕES