Projeto Luz do Saber
A causa da alfabetização
Fazendo em parceria

O FUTURO É AGORA: A REDE LUZ DO SABER

A rigor, o lugar e prerrogativa da alfabetização é da escola formal. Se fizemos isso é porque há lacunas e insuficiente quantidade de escolas formais em algumas localidades do país. Por uma “emergência” foi defensável mantermos escolas, que se diga, no tocante à EJA. Mas o melhor para o país é que sua estrutura de escolas dê conta da tarefa. Por essa razão, está cada vez mais claro para a CDU que devemos concentrar nossos esforços no apoio às escolas.

Historicamente houve 3 possíveis papeis para a CDU, no que tange à implantação do LDS:

  1. O primeiro é o de escola de EJA (assim como das secretarias de governo de educação que as coordenam), cujo trabalho é alfabetizar (tanto crianças, quanto jovens e adultos);
  2. O segundo é o de assessoria às prefeituras e escolas no uso do software LDS, treinando professores e dando suporte tecnológico, incluindo, nesse caso, o apoio na alfabetização de crianças;
  3. O terceiro é facilitar o trabalho de alfabetização das escolas formais indiretamente, promovendo o desenvolvimento, manutenção e melhoria contínua de recursos pedagógicos, como é o caso do software LDS. Essa é a ideia da “Rede LDS”, que é tipicamente uma comunidade de software livre, que zela pelo código fonte como um bem do grupo de usuários institucionais, promove integração e parceria entre os membros para melhoria do próprio software e compartilhamento de conhecimento sobre seu uso pedagógico.

A “Rede LDS” tende a ser uma pessoa jurídica independente do CEBUDV, da qual a CDU fará parte, assim como escolas, secretarias de governo, empresas privadas etc. Todos com o objetivo de facilitarem seus trabalhos com o software e todo conhecimento compartilhado na rede, dentro de uma cultura e prática “colaborativa”. Para a CDU, significa promover uma União nacional pelo uso da tecnologia como ferramenta de potencialização da educação formal. A União da sociedade, assim como o fortalecimento de nossa capacidade de resolução de nossos problemas, com vistas à melhoria da qualidade de vida e empoderamento da população em condição de vulnerabilidade social, é nosso propósito, em coerência com nossa consciência cidadã e espiritual.

0
Estados do Brasil já possuem laboratórios do Luz do Saber
0
Inicia o projeto Luz das Letras, atualmente Luz do Saber
0
Pessoas no território brasileiro já foram alfabetizadas pelo programa

REQUISITOS TÉCNICOS

  • Sistemas operacionais: Windows 7 (outros podem funcionar mas não foram testados)
  • Navegadores: Firefox 3.0 ou superior (download), Safari (download), Opera(download), Internet Explorer 7 ou superior(download)
  • Flash Player: Versão 10.1.82 (download)
  • Memória RAM: 256 mb
  • Processador: 1.0 Ghz
CRÉDITOS

Reunir jovens e adultos excluídos do mundo letrado, num espaço de alfabetização, vai muito mais além do que juntar sílabas e palavras. Quando o olhar se dirige a realidade das pessoas, ao local em que elas vivem e como vivem, pode transformar vidas, melhorar a autoestima, ampliar os horizontes e desenvolver a cidadania.

Irene M. Duarte
Responsável Pelo Projeto Luz Do Saber

“O Projeto Luz do Saber mostrou pra mim que nunca é tarde pra aprender, os exemplos daquelas senhoras e senhores que não sabiam ler, escrever, e mesmo com o cansaço da idade avançada, da lida diária do trabalho de seus sustentos, acharam força pra participarem do Projeto, dar contribuição pra ensinarem pra mim, educador, o valor da perseverança, da transformação do olhar e da busca da memória, mostraram que já sabiam ler, não a leitura das letras, mas a leitura da vida, que já sabiam construir casas, fazer artesanato, cuidar de seus filhos, organizar a festa da igreja, fazer bolos e biscoitos e agora, ler e escrever”

Rodrigo Garcia
Educador do Projeto Luz Do Saber

SÓ O AMOR CONSTRÓI

O amor é capaz de mudar nossas vidas e tudo que está ao nosso redor.
A Associação Beneficente Casa da União acredita no poder do amor, do amor a nós mesmos e ao próximo.
Venha fazer parte dessa Casa de União,
de Amor, de bem e de fraternidade.

QUERO SER UM VOLUNTÁRIO
QUERO FAZER DOAÇÕES