Fortaleza – CE

Com duração de 8 meses, sendo 320 horas/aulas o Projeto Luz do Saber trabalha com a alfabetização de jovens e adultos utilizando um software e assim possibilitando a inclusão digital.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS:

  • 2012/2013: 377 alunos
  • 2013/2014: 261 alunos
  • 2014/2015: 247 alunos
  • 2016: 22 alunos
  • 2017: 308 alunos (em Andamento)

O público atendido é de jovens e adultos, com a faixa etária média de 45 anos (abrangência: 15 a 75 anos).

Desenvolvido por uma coordenadora pedagógica, que faz o contato com as pessoas interessadas a formar turmas, o projeto é realizado em parceria com a SEDUC , através de um edital onde é realizada uma chamada pública, para que os interessados em formar turmas se inscrevam para um processo seletivo para se tornarem os coordenadores de turmas e alfabetizadores do projeto. Para se tornar um coordenador deve-se ter uma equipe com no mínimo 5 turmas e máximo 9 turmas. Os dados dos alunos são enviados para a SEDUC, onde são cadastrados no sistema de programas e projetos do governo.

No início e na conclusão do curso são realizados testes, onde é possível verificamos o nível de escolaridade dos alunos e realizar o comparativo da evolução do aluno durante o período do curso.

O projeto é realizado na região metropolitana de fortaleza, sendo 80% das turmas em zona rural. As turmas funcionam nas escolas públicas e associações comunitárias.

No ano de 2016 não foi possível a parceria com a SEDUC (secretaria de educação do Ceará), sendo assim, trabalhamos de forma independente com duas turmas, totalizando 22 alunos.

Com atuação dedicada a comunidades social e financeiramente carentes, o maior benefício observado nessas conquistas se reflete na autoestima do favorecido, nas oportunidades geradas no mercado de trabalho, na condição de cidadania e na possibilidade de seguimento dos estudos em escola de ensino regular.

Contando com o esforço e dedicação dos voluntários, o desafio segue em 2017 com a formação de mais turmas cadastradas em áreas de comunidades carentes nos municípios de Cascavel, Caucaia  e Maranguape.

Para 2017 a previsão é formarmos 28 turmas, totalizando uma média de 308 alunos, proporcionando assim condições de dias melhores.

Responsável: Sandra Santiago

Contato: SANDRA.MARIASANTIAGO@HOTMAIL.COM