coral o Canto do Sabiá

Coral: O Canto do Sabiá

Com inicio em 23 de Abril do ano de 2021 e em uma trajetória de 6 meses consecutivos na cidade de Manaus (AM),  trinta vozes na faixa etária entre 57 a 70 anos vêm se reunindo na 2ª Região para formação do Coral “O Canto do Sabiá”, um trabalho artístico-musical para este público alvo, divididas em 3 naipes: soprano, contralto e vozes masculinas.

Uma bela homenagem ao Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, pessoa que tinha um respeito pela Natureza e admirava o canto dos pássaros.

O Coral “O Canto do Sabiá” é um projeto de extensão do Luz do Saber da Casa da União Fonte de Vida, com o objetivo de promover a formação musical e pedagógico vocal direcionada a melhoria do grupo. O trabalho artístico vem desenvolvendo socialmente, emocionalmente e culturalmente os participantes do grupo.

No período em que a humanidade está vivenciando, através de uma Live com o tema Saúde Mental do Dptº DEMEC, veio o despertar e o olhar clínico voltado à irmandade da terceira idade.

Através da música, os idosos vivenciam alegrias e vontade de viver, trazendo mais qualidade de vida, aumentando a autoestima e o crescimento interpessoal e afetivo entre os idosos nesses tempos de isolamento social em que as pessoas do nosso planeta estão passando, buscando assim, através da memória, a saúde mental necessária para que possamos restabelecer a ordem e o amor dentro de nós.

Esse projeto vem promovendo através da música o envelhecimento ativo no processo de otimização do estado de saúde, participação e segurança da pessoa idosa.

Alcançar e produzir adaptações de arranjos nos ensaios vêm sendo um grande desafio, contudo o coral é um processo que exige trabalho em união e uma certa percepção da evolução para atender as necessidades musicais com o coro. Conhecimento específicos culturais e musicais como harmonia, análise, tessitura de vozes e percepção são necessários para poder elaborar as adaptações.

E assim, com alegria e em união, com o pensamento de que o querer leva ao poder, esses senhores e senhoras estão fazendo um movimento de amor para suas vidas e encantando todos aqueles que tem o privilegio de poder prestigiar o Coral.

Responsável: Virgínia Pena Carioca

Coral o Canto do Sabiá