Projeto Florescendo – Casa da União Divina Flor

Casa da União Divina Flor – Divinópolis – MG

Para  florescer é preciso primeiro plantar.  O plantio para boas colheitas que alguns voluntários vem realizando, através do Projeto Florescendo,  tem como objetivo oferecer serviços de convivência e fortalecimento de vínculos sociais e trabalhos voltados à assistência e promoção humana.  De caráter permanente, foi implantado em 2013,  nas comunidades dos bairros Lagoa dos Mandarins, El Dourado e S. Caetano, na cidade de Divinópolis/MG.

Além da realização de dinâmicas e brincadeiras durante as oficinas de artesanato e violão, o projeto também contempla visitas domiciliares em busca de atender necessidades que se apresentam, levando orientações, doações e consultas médicas. Quando necessário são feitos encaminhamentos para a realização de exames médicos, em órgãos públicos, inclusive para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Em 2017 os voluntários passaram a oferecer, semanalmente, consultas com técnico em homeopatia, bem como orientações jurídicas e relativas ao INSS. Para incentivar a vida cultural, são feitos empréstimos de livros e DVDs, havendo também um espaço para a contação de histórias e aulas de Espanhol.

O Projeto, que atende 240 pessoas, é coordenado por voluntários  que também oferecem palestras. Alguns monitores são remunerados, bem como o contador. Estes valores são conseguido através de doações, organização de bazares, feijoadas, barraquinha de caldos e venda de produtos artesanais feitos por algumas mulheres.

Existe também a parceria com o CRAS que possibilita o trabalho da  Assistente Social e Psicóloga e o apoio do Conselho Municipal da Infância através do FIA (Fundo da Infância e Adolescência). Outro apoio importante foi da Diocese de Divinópolis, possibilitou um curso de mosaico.

Com este bom  plantio, com certeza os voluntários vão colher muitas flores, constatando a melhora da vida dos que são atendidos com o Projeto Florescendo.

 

RESPONSÁVEL: Raquel Guimarães de Aguiar Nogueira
CONTATO: raquelganogueira@gmail.com

2017-11-30T18:32:09+00:00

Deixar Um Comentário