Imprimir

Apresentação

A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE CASA DA UNIÃO, é uma entidade civil de fins não lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural, fundada em 10.02.82.

São objetivos primordiais da Associação Beneficente Casa da União:

  • proporcionar, por todos os meios de suas possibilidades, assistência social, cultural e educacional, sem distinção de sexo, cor, raça, nacionalidade, crença religiosa, classe ou qualquer outro tipo de discriminação;
  • dedicar-se à formação moral, profissional, física e cívica dos seus educandos ou beneficiários; e
  • prestar, dentro do espírito de solidariedade humana e de suas possibilidades financeiras e materiais, toda assistência possível a outras organizações de finalidades filantrópicas ou educacionais.

Para a realização de seus objetivos e dentro de suas possibilidades a Associação Beneficente Casa da União:

Promoverá:

  • a criação e manutenção de cursos de aprendizagem profissional e intelectual, de diferentes níveis;
  • a criação e manutenção de programas de assistência e amparo; e
  • a criação e manutenção de departamentos específicos para as áreas de atuação institucional.

Receberá:

  • rendas financeiras provenientes de mensalidades de seus associados;
  • doações e rendas de aluguéis, promoções e convênios; e
  • dotações e financiamento de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Prioridades da Casa da União DF para o triênio  
Na condição de braço executor das ações de beneficência da União no DF, e contando  com os associados como força voluntariada na execução dos trabalhos e as monitorias da Casa da União (Núcleos) como principais agentes na realização das ações, nossa prioridade de atuação é buscar sempre que possível, oferecer aos mais necessitados de recursos materiais condições de  auto-sustento.

Neste sentido, estamos trabalhando com o propósito de dar andamento a proposta de implantação do Programa Luz do Saber no entorno do DF. Assim, iniciamos em Agosto de 2012 um projeto piloto em Águas Lindas do Goiás, Proposta educacional na qual a principal ferramenta é o computador, o professor é um mediador e o aluno um colaborador ativo. A ênfase educacional é a leitura por meio do pensamento crítico, interagindo continuamente, numa relação entre tecnologia e abordagem de ensino. Software com interface didático-pedagógica, desenvolvido para a educação de jovens e adultos.

Também dentro desse propósito, estamos trabalhando na promoção do desenvolvimento profissional e na melhoria de renda dos nossos beneficiários, buscando parcerias com Instituições que atuam no desenvolvimento profissional e criando oportunidades para a  divulgação de produtos e serviços de beneficiários ( veja o link do site “ Utilidade Pública). Neste site você também encontra  divulgação de oferta  de empregos, cursos profissionalizantes gratuitos ou de baixo custo; informações de empreendedorismo e demais utilidades.


Por vezes é preciso dar o apoio assistencial, buscando dar o atendimento as necessidades humanas básicas de vida, complementando a atuação pública, sempre que possível, quando identificada a necessidade e carência de recursos do solicitante, conforme os critérios de atendimento previstos, de acordo com orientações do Departamento de Beneficência Nacional da União.

Também dentro desse propósito de Atuação, disponibilizamos no site da Casa da União (casadauniao.org.br) informações de utilidade pública referentes a clínicas, hospitais e profissionais da área de saúde que disponibilize serviços médicos/odontológicos e realizem exames  gratuitos ou de baixo custo.


Conheça o site da Casa Da União.
Utilize, visite, divulgue e seja um parceiro.

Escrito por Marco Aurélio. Posted in Institucional

Imprimir

Nossas Atividades

 http://blog.udv.org.br/casa-da-uniao/

 

Casa da União, 34 anos de beneficência

Voluntários da União do Vegetal no Dia do Bem, ação beneficente realizada em toda a União do Vegetal

Voluntários da União do Vegetal no Dia do Bem | DMD/Núcleo Estrela Matutina (Brasília-DF)

A Associação Beneficente Casa da União (Brasília-DF) inteirou 34 anos de criação em 10 de fevereiro passado. A Casa da União-DF tem como colaboradores os sócios da União do Vegetal que frequentam a Sede Geral do Centro e os núcleos Gaspar, Estrela Matutina, Canário Verde, Luz do Oriente, Príncipe Teceu e Rei Hoasqueiro. Foi a primeira entidade do gênero ligada ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Atualmente, existem 30 entidades beneficentes vinculadas a núcleos e regiões administrativas da UDV.  Como a Casa da União-DF, elas prestam, de forma voluntária, atendimento social, educacional, médico-hospitalar, financeiro e cultural aos sócios do Centro e integrantes das comunidades de regiões próximas das quais os núcleos estão instalados. Mais de 80 mil pessoas já foram atendidas em todo o Brasil pelas entidades assistenciais do Centro.

Clique aqui e saiba mais.

Por seu longo e abrangente trabalho de beneficência, a UDV recebeu do Governo brasileiro, em 22 de julho de 1999, o título de Utilidade Pública Federal que vem sendo renovado anualmente (saiba mais). Os núcleos da União do Vegetal e suas entidades beneficentes regionais e locais também receberam títulos de utilidade pública de sete governos estaduais e de onze municipais.

 
 

 

 

 

"Para desenvolver o nosso dom de amar, a solidariedade e a nossa capacidade de ser irmão e doar".

 

ALFABETIZAÇÃO COM INCLUSÃO DIGITAL

O Luz do Saber é um programa que oferece recursos pedagógicos para a alfabetização de jovens e adultos e sua inserção na cultura digital.

Baseia-se em um software livre e aberto, embasado nas teorias do educador Paulo Freire. Este software foi desenvolvido pela Casa da União em parceria com a Casa Brasil, da Presidência da República, e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Lançado no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, o Programa Luz do Saber já alfabetizou cerca de 4000 jovens e adultos em diversas cidades brasileiras, como Campo Grande (MS), Alta Floresta (MT) e Rio de Janeiro (RJ).

 


CAPACITAÇÕES E FORMAÇÕES DE JOVENS E ADULTOS

Em parceria com o Grupo da Fraternidade Cícero Pereira (GFCP), a Casa da União encaminha jovens e adultos para o mercado de trabalho, mediante formação em cerca de 70 cursos profissionalizantes. Os beneficiários são pessoas com baixa renda e nível de escolaridade compatível para frequentar os cursos, cujas vagas são ofertadas pelo Serviço Social do Comércio (SESC).

 


DONATIVOS PARA SEGMENTOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Todos os anos, a Casa da União promove campanhas voltadas a angariar recursos para segmentos vulneráveis da população. Dentre as atividades que desenvolve, destacam-se:

  • Campanha de doação de enxovais para bebês em maternidades públicas do DF;
  • Campanha de agasalhos durante os meses de inverno;
  • Campanha de arrecadação de alimentos, distribuídos em creches, asilos e bairros desfavorecidos.

 


CURSOS, PALESTRAS E ATENDIMENTOS

A Casa da União promove palestras e cursos voltados para a alimentação natural, o conhecimento das plantas e outras atividades capazes de melhorar a qualidade de vida, bem como a saúde física, mental, emocional, espiritual e ambiental. Por meio da força do voluntariado, seus associados mantém uma rede de atendimento gratuito ou a preços simbólicos nas áreas da medicina, psicologia, psiquiatria, entre outras.

 


APRENDER FAZENDO COM CRIANÇAS E JOVENS

Aprendizagem para a convivência em equipe e contato com a natureza são os principais objetivos do Grupo Escoteiro Águas Emendadas, do qual participam cerca de 50 crianças e jovens. Por meio de atividades lúdicas, eles têm oportunidade de desenvolverem de forma integral todas as dimensões de sua personalidade. As atividades são planejadas para estimular seis áreas do desenvolvimento: físico, intelectual, caráter, emocional, social e espiritual.

 


ATIVIDADES CULTURAIS DIVERSAS

Tendo o fomento à cultura como uma de suas finalidades, a Casa da União promove festivais, bazares e shows beneficentes, como forma de promover seus associados e angariar recursos para o funcionamento da entidade. Entre os destaques estão a Feira de Talentos da Primavera, voltada a divulgar manifestações culturais e artísticas de sócios, como produtos artesanais e alimentícios, artes plásticas, música e poesia. Em anos recentes, a Casa da União participou do Bazar de Natal do REMA (Casa Espírita Recanto de Maria), além de promover shows de artistas como Almir Sater, Margareth Meneses, Xangai, entre outros.

 

Escrito por Marco Aurélio. Posted in Institucional

Imprimir

Quem Somos

 

“Quem vem aqui aprender, ensina o seu valor.
Quem aqui vem ensinar, aprende a praticar, sendo empreendedor”

 

A Associação Beneficente Casa da União foi criada em 10 de fevereiro de 1982 como entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural.
 
Nossos objetivos são:

  • Proporcionar, por todos os meios disponíveis, assistência social, cultural e educacional, sem distinção de sexo, cor, raça, nacionalidade, crença religiosa, classe ou qualquer outro tipo de discriminação;
  • Promover a formação moral, profissional, física e cívica dos nossos beneficiários;
  • Prestar, dentro do espírito de solidariedade humana e de nossas possibilidades financeiras e materiais, toda assistência possível a pessoas em situação de vulnerabilidade social e a outras organizações de finalidades filantrópicas ou educacionais.

Forma de Organização

Atuamos por meio do trabalho voluntário de nossos associados e nos organizamos em monitorias distribuídas em diferentes locais do Distrito Federal:

  • Monitoria Canário Verde – Sobradinho
  • Monitoria Estrela Matutina – São Sebastião
  • Monitoria Gaspar – Taguatinga / Brazlândia
  • Monitoria Luz do Oriente – Brazlândia
  • Monitoria Príncipe Teceu – Planaltina
  • Monitoria Rei Hoasqueiro - Lago Oeste
  • Monitoria Sede Geral – Planaltina

Escrito por Marco Aurélio. Posted in Institucional

Imprimir

História

 

Anos 1980
 
1982 - Criação da entidade em 10 de fevereiro de 1982 com o nome de Obras Sociais do Núcleo Estrela do Norte, em Planaltina, Distrito Federal. Em novembro desse ano, a entidade passou a se chamar Obras Sociais da Casa da União.

O ponto de partida do trabalho foi uma pesquisa realizada junto à população da Comunidade de Palmeiras, na zona rural de Planaltina, que identificou a população de idosos como público preferencial das ações beneficentes da entidade.

 

 

 

 

Realizado o Projeto de Assistência Social dos Idosos da Comunidade de Palmeiras, com assistência para aposentadoria, estímulo a formação de uma associação de moradores e prestação de cuidados quanto a saúde e alimentação.

 

 

 

 

Nesse período, a Casa da União firmou convênio com a Legião Brasileira de Assistência-LBA, participando do Projeto Conviver, de atendimento não-asilar a idosos.

 

 

 

 

 

Anos 1990

Busca de sustentabilidade da ASPPA- Associação de Produtores de Palmeiras, durante a década de 1990.

Firmada parceria da Casa da União com a Escola Classe de Palmeiras e a Coordenação Assistencial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/DF nas áreas de segurança alimentar e saúde bucal.

 

 

 

 

Realização de torneios esportivos e realização de bazares beneficentes.

 

 

 

 

 

Idealização e realização da Feira de Talentos da Primavera, com a divulgação da produção artesanal, artística e cultural de seus associados.

 

 

 

 

Anos 2000

Entendimentos entre a Casa da União e a Centrais Elétricas de Brasília (CEB) para a replicação do Projeto Luz das Letras, criado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), em Brasília/DF.

 

 

 

 

Criação do Grupo Escoteiro Águas Emendadas, em Planaltina/DF.
Realização de campanhas diversas visando à beneficência dos grupos sociais vulneráveis existentes nas proximidades das monitorias da Casa União em diversas cidades-satélites de Brasília.

 

 

 

 

 

 

Presidentes da Casa da União

  • Diretoria Provisória (1982/1983) – Yolando Barbosa Castro
  • 1983/1984 – Luis Felipe Belmonte dos Santos
  • 1985/1986 – Luis Felipe Belmonte dos Santos
  • 1987/1988 – James Allen Segurado Paranayba
  • 1989/1990 – Flávio Mesquita da Silva/Jussara de Almeida Dias
  • 1991/1992 – Mauro Mesquita da Silva
  • 1993/1994 – Marcelo Ucci Pinheiro
  • 1995/1996 – Paulo José de Oliveira Evangelista
  • 1997/1998/1999 – Paulo José de Oliveira Evangelista
  • 2000/2001/2002 – Paulo José de Oliveira Evangelista/Flávio Mesquita da Silva
  • 2003/2004/2005 – Luis Felipe Belmonte dos Santos
  • 2006/2007/2008 – Ângela Martins
  • 2009/2010/2011 – Ângela Martins
  • 2012/2013/2014 – Márcio Santiago
  • 2015 - Augusto Cassiano

Escrito por Marco Aurélio. Posted in Institucional