Projeto Luz do Saber 2017-12-27T22:14:13+00:00

PROJETO LUZ DO SABER

O Luz do Saber é uma ferramenta que auxilia no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a inclusão digital por meio de um software. O projeto é uma porta de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade, podendo ser desenvolvido nas regiões por meio de parcerias públicas e/ou privadas.

UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

A realidade educacional brasileira tem registrado ao longo das décadas indicadores educacionais que demostram um grande percentual de analfabetos jovens e adultos e além dessa estatística o ensino fundamental não tem conseguido alfabetizar as crianças nas séries iniciais. Para buscar resolver essa situação, tem surgido muitos projetos e programas governamentais ou privados.

Nesse contexto em 2003 o Departamento de Beneficência que tem como um dos objetivos institucionais alfabetizar, crianças, jovens e adultos por meio de um software inicia o projeto Luz das Letras, atualmente Luz do Saber.

O Luz do Saber é uma metodologia de alfabetização de jovens e adultos que se baseia em um software livre, com dois módulos para alfabetizar jovens e adultos e reforço escolar para crianças, com o mesmo nome e um manual de utilização feito para educadores. Para utilizá-los se faz necessário realizar uma formação específica e criar um “ambiente” alfabetizador.

Esse ambiente é constituído por:
• Computador onde o software possa ser instalado ou conectado à internet.
• E de uma “mesa alfabetizadora”, na qual os estudantes podem exercitar a coordenação motora, conhecer o sistema alfabético, adquirir consciência fonológica, interagir com os diversos gêneros textuais, e interagir em grupo realizando trocas e o pensar coletivos.
As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com momentos de interação e socialização das aprendizagens. O trabalho é facilitado por uma pessoa que tenha feito a formação no software e que possa acompanhar os estudantes em sua trajetória pelas 40 aulas previstas no primeiro módulo do curso.

Segundo esta proposta educacional, o computador e o software alfabetizador são ferramentas; o professor/facilitador tem papel orientador e mediador; e o aluno é um colaborador ativo de sua própria aprendizagem. Vivemos na chamada sociedade da informação, de fluxo rápido e de interpretações instantâneas. Ao mesmo tempo, esta é uma sociedade excludente, onde quem não se adapta é excluído. O analfabetismo ainda é uma dura realidade para milhões de pessoas. Pessoas que, por não saberem ler e escrever, são excluídas do desenvolvimento social e econômico de nosso país. Vivendo em ambientes que desvalorizam seus saberes e seu poder pessoal.

O Projeto Luz do Saber pretende romper esses dois empecilhos: o analfabetismo e a exclusão digital. O Projeto ensina a ler e escrever com auxílio do computador. Mas não é só isso. Por meio de forte interação social, promove a valorização pessoal e o acesso a direitos de cidadania e permite que as pessoas tenham novas chances de ver e interpretar o mundo, modificando-o. Assim, o Luz do Saber se configura como instrumento de inclusão e oportunidade para a discussão coletiva da realidade, com vislumbre de modificá-la. O software está dividido em sete menus interdependentes a saber: “começar”; “Ler”; “Escrever”; “Karaokê”,” Favoritos”; “Internet”; “Professor”. O primeiro é formado pela “apresentação do computador”, Círculos de Cultura e aprendendo a usar o computador”, composto por 19 aulas que possuem várias atividades cada uma. Todas essas aulas contem 213 atividades pedagógicas para demonstração, que visam estimular os alunos por meio de jogos, ao conhecimento dos fonemas e grafemas.
Paralelo ao trabalho de alfabetização, o aluno desenvolve das competências necessárias para a inclusão digital, inserção na cultura digital.
O Software é alterável, significa que o professor pode criar suas atividades adaptada ao contexto dos alunos.

Assim, o Luz do Saber pode ser considerado uma ferramenta de apoio aos projetos de alfabetização de crianças, jovens e adultos, com o objetivo de cativar o aluno, apoiar o professor e incrementar o processo de aprendizagem com recursos que fortaleçam o processo, tal como vendo sendo feito. Mesmo assim, ainda é possível, quando as condições locais apresentem carência de escolas e vagas, tanto para crianças como para adultos, aplicar-se o LDS como trilho central de alfabetização. Nesse caso, nossa experiência comprova que é possível alfabetizar o aluno em 08 (oito) meses, agregando ainda noções de informática, como editores de texto e internet. Vale dizer que o uso do software LUZ DO SABER poderá auxiliar na superação de três dos principais desafios sociais e econômicos impostos à sociedade brasileira, quais sejam: I. apoio ao reforço escolar de crianças para superação do analfabetismo funcional; II. Apoio de alfabetização de jovens e adultos com comprovada eficácia; III. Apoio a inclusão digital de jovens, adultos e crianças.

O Programa já alfabetizou aproximadamente 5.000 pessoas no território brasileiro e atualmente está com laboratórios distribuídos nos estados de: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana

RESPONSÁVEL: Irene M. Duarte
CONTATO: irene.duarte@msn.com

0
Estados do Brasil já possuem laboratórios do Luz do Saber
0
Inicia o projeto Luz das Letras, atualmente Luz do Saber
0
Pessoas no território brasileiro já foram alfabetizadas pelo programa

Reunir jovens e adultos excluídos do mundo letrado, num espaço de alfabetização, vai muito mais além do que juntar sílabas e palavras. Quando o olhar se dirige a realidade das pessoas, ao local em que elas vivem e como vivem, pode transformar vidas, melhorar a autoestima, ampliar os horizontes e desenvolver a cidadania.

Irene M. Duarte
Responsável Pelo Projeto Luz Do Saber

“O Projeto Luz do Saber mostrou pra mim que nunca é tarde pra aprender, os exemplos daquelas senhoras e senhores que não sabiam ler, escrever, e mesmo com o cansaço da idade avançada, da lida diária do trabalho de seus sustentos, acharam força pra participarem do Projeto, dar contribuição pra ensinarem pra mim, educador, o valor da perseverança, da transformação do olhar e da busca da memória, mostraram que já sabiam ler, não a leitura das letras, mas a leitura da vida, que já sabiam construir casas, fazer artesanato, cuidar de seus filhos, organizar a festa da igreja, fazer bolos e biscoitos e agora, ler e escrever”

Rodrigo Garcia
Educador do Projeto Luz Do Saber

SÓ O AMOR CONSTRÓI

O amor é capaz de mudar nossas vidas e tudo que está ao nosso redor.
A Associação Beneficente Casa da União acredita no poder do amor, do amor a nós mesmos e ao próximo.
Venha fazer parte dessa Casa de União,
de Amor, de bem e de fraternidade.

QUERO SER UM VOLUNTÁRIO
QUERO FAZER DOAÇÕES