Nossas Atividades

 http://blog.udv.org.br/casa-da-uniao/

 

Casa da União, 34 anos de beneficência

Voluntários da União do Vegetal no Dia do Bem, ação beneficente realizada em toda a União do Vegetal

Voluntários da União do Vegetal no Dia do Bem | DMD/Núcleo Estrela Matutina (Brasília-DF)

A Associação Beneficente Casa da União (Brasília-DF) inteirou 34 anos de criação em 10 de fevereiro passado. A Casa da União-DF tem como colaboradores os sócios da União do Vegetal que frequentam a Sede Geral do Centro e os núcleos Gaspar, Estrela Matutina, Canário Verde, Luz do Oriente, Príncipe Teceu e Rei Hoasqueiro. Foi a primeira entidade do gênero ligada ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Atualmente, existem 30 entidades beneficentes vinculadas a núcleos e regiões administrativas da UDV.  Como a Casa da União-DF, elas prestam, de forma voluntária, atendimento social, educacional, médico-hospitalar, financeiro e cultural aos sócios do Centro e integrantes das comunidades de regiões próximas das quais os núcleos estão instalados. Mais de 80 mil pessoas já foram atendidas em todo o Brasil pelas entidades assistenciais do Centro.

Clique aqui e saiba mais.

Por seu longo e abrangente trabalho de beneficência, a UDV recebeu do Governo brasileiro, em 22 de julho de 1999, o título de Utilidade Pública Federal que vem sendo renovado anualmente (saiba mais). Os núcleos da União do Vegetal e suas entidades beneficentes regionais e locais também receberam títulos de utilidade pública de sete governos estaduais e de onze municipais.

 
 

 

 

 

"Para desenvolver o nosso dom de amar, a solidariedade e a nossa capacidade de ser irmão e doar".

 

ALFABETIZAÇÃO COM INCLUSÃO DIGITAL

O Luz do Saber é um programa que oferece recursos pedagógicos para a alfabetização de jovens e adultos e sua inserção na cultura digital.

Baseia-se em um software livre e aberto, embasado nas teorias do educador Paulo Freire. Este software foi desenvolvido pela Casa da União em parceria com a Casa Brasil, da Presidência da República, e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Lançado no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, o Programa Luz do Saber já alfabetizou cerca de 4000 jovens e adultos em diversas cidades brasileiras, como Campo Grande (MS), Alta Floresta (MT) e Rio de Janeiro (RJ).

 


CAPACITAÇÕES E FORMAÇÕES DE JOVENS E ADULTOS

Em parceria com o Grupo da Fraternidade Cícero Pereira (GFCP), a Casa da União encaminha jovens e adultos para o mercado de trabalho, mediante formação em cerca de 70 cursos profissionalizantes. Os beneficiários são pessoas com baixa renda e nível de escolaridade compatível para frequentar os cursos, cujas vagas são ofertadas pelo Serviço Social do Comércio (SESC).

 


DONATIVOS PARA SEGMENTOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Todos os anos, a Casa da União promove campanhas voltadas a angariar recursos para segmentos vulneráveis da população. Dentre as atividades que desenvolve, destacam-se:

  • Campanha de doação de enxovais para bebês em maternidades públicas do DF;
  • Campanha de agasalhos durante os meses de inverno;
  • Campanha de arrecadação de alimentos, distribuídos em creches, asilos e bairros desfavorecidos.

 


CURSOS, PALESTRAS E ATENDIMENTOS

A Casa da União promove palestras e cursos voltados para a alimentação natural, o conhecimento das plantas e outras atividades capazes de melhorar a qualidade de vida, bem como a saúde física, mental, emocional, espiritual e ambiental. Por meio da força do voluntariado, seus associados mantém uma rede de atendimento gratuito ou a preços simbólicos nas áreas da medicina, psicologia, psiquiatria, entre outras.

 


APRENDER FAZENDO COM CRIANÇAS E JOVENS

Aprendizagem para a convivência em equipe e contato com a natureza são os principais objetivos do Grupo Escoteiro Águas Emendadas, do qual participam cerca de 50 crianças e jovens. Por meio de atividades lúdicas, eles têm oportunidade de desenvolverem de forma integral todas as dimensões de sua personalidade. As atividades são planejadas para estimular seis áreas do desenvolvimento: físico, intelectual, caráter, emocional, social e espiritual.

 


ATIVIDADES CULTURAIS DIVERSAS

Tendo o fomento à cultura como uma de suas finalidades, a Casa da União promove festivais, bazares e shows beneficentes, como forma de promover seus associados e angariar recursos para o funcionamento da entidade. Entre os destaques estão a Feira de Talentos da Primavera, voltada a divulgar manifestações culturais e artísticas de sócios, como produtos artesanais e alimentícios, artes plásticas, música e poesia. Em anos recentes, a Casa da União participou do Bazar de Natal do REMA (Casa Espírita Recanto de Maria), além de promover shows de artistas como Almir Sater, Margareth Meneses, Xangai, entre outros.