Projeto Mano Empreendedor – Casa da União Coração de Maria

PROJETO MANO EMPREENDEDOR

Fortaleza – CE

Incentivar o empreendedorismo é uma das formas de se fazer Beneficência. Isso é o que mostra o Projeto Mano Empreendedor, que nasceu e está trazendo resultados positivos nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. De acordo com a coordenadora do projeto, Maria das Graças Teixeira Mendes, muito mais do que um espaço para o comércio, o Mano Empreendedor tem por objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos participantes por meio do estímulo à qualificação empreendedora.

O Projeto Mano Empreendedor é uma ação beneficente, que estimula ações empreendedoras dos associados do Centro, contribui para o aumento da renda familiar e o aprimoramento profissional.

Progresso

 A artesã Maria Lurdes da Cruz Sousa, participante do Mano Empreendedor, garante que tem experimentado um grande progresso em sua vida profissional. “Para mim, tem sido de bom proveito, porque eu comecei fazendo poucas coisas, alguns artefatos para cozinha, como panos de prato, e fui me desenvolvendo. Hoje, já estou com estandes em dois shopping centers de Fortaleza e, em breve, vou abrir o terceiro, com roupas de dormir e lençóis”, descreve. “Tenho procurado aprender cada vez mais para me aprimorar, como empreendedora”, diz.

A exemplo de Lurdes, os participantes do projeto têm a oportunidade de expor seus produtos e serviços em um espaço determinado, em dias e horários específicos. No ano passado, os participantes também mostraram seus produtos ao público em geral em uma feira, realizada na Casa José de Alencar, em Fortaleza.

Além do oferecimento dos produtos e serviços, as ações do Mano Empreendedor são realizadas por meio de palestras, oficinas e encontros. Periodicamente, as ações são avaliadas pelos participantes, para seu aprimoramento. A próxima etapa será o lançamento de uma agenda, na qual os participantes poderão oferecer suas habilidades na prestação de serviços. “Este ano, já tivemos um seminário sobre Prosperidade e uma palestra a respeito de Empreendedorismo. Estamos programando realizar oficinas sobre precificação, negociação e marketing digital. Tudo isso para trabalharmos o desenvolvimento do ser humano, para que as pessoas possam ter um trabalho social com elas mesmas, atendendo às suas necessidades. Por isso, desde o início, esse trabalho esteve ligado à Beneficência”, observa Maria das Graças.

Benefícios

A semente do Mano Empreendedor foi lançada por Maria das Graças no ano 2000. O desenho do projeto foi feito por Raimundo Ribeiro da Cunha, ainda sem o viés da capacitação profissional. Maria das Graças teve a ideia de aproveitar a experiência profissional e incentivar o empreendedorismo entre os sócios. “Trabalhei por cinco anos com aceleradoras de empresas. É gratificante acompanhar o surgimento de uma ideia, vê-la se desenvolver e se tornar um bom negócio, contribuindo para o crescimento das pessoas”, descreve.

Na atual configuração, em vigor desde 2014, o projeto conta com 20 participantes inscritos, que oferecem artesanatos, produtos fitoterápicos, confecções, acessórios, pães e alimentos integrais, entre outros produtos.

“Não é uma necessidade unicamente nossa: pessoas de muitos lugares precisam. E é uma metodologia que pode ser desenvolvida e adaptada de acordo com as necessidades de cada Região”, projeta Maria das Graças.

 

vídeo:

RESPONSÁVEL: Maria das Graças

CONTATO: (85) 99713-7099

2017-12-27T21:27:22+00:00

Deixar Um Comentário